terça-feira, 10 de março de 2009

Tecle 0 para explodir seu telefone.


Namaste! Aqui mais um pseudo-opinador, Naresh Mohandas, estreando suas escritas também. Afinal, não há nada melhor do que falar sobre fatos e temas aleatórios. Devidas apresentações feitas, comecemos.

Creio que o que irei falar se torna apenas mais um em um milhão, e é tanto
assim que já se fez lei para melhorar e continua o mesmo lixo. Apresento-lhes, o tão famigerado: Call Center, o Atendimento via Telefone.

"Desculpe senhor(a), estaremos agendando uma visita para estarmos resolvendo seu problema."



Quem nunca ligou para sua empresa de celular, telefone, TV a cabo, Internet, etc e se deparou com os milhares de "tecla x", "estaremos transferindo sua ligação...", o gerundismo desenfreado e as quedas de suas ligações no meio do atendimento? Pois é, mesmo assim, mesmo sabendo que apenas depois de 1h, com a orelha quente, depois de apertar 26 números, após ter anotado 10 números de protocolo de 20 dígitos cada, de ter a esperança que alguém vai fazer jus a sua paciência e resolver seu problema... ele não será resolvido. E o pior, você não pode nem apelar pra raiva, alterar seu tom de voz e ameaçar o atendente, a mãe, o pai e as outras 5 gerações dele, pois sua ligação irá cair, e você terá que ligar de novo, e tudo vai se repetir.

E se finalmente alcançar o objetivo da ligação e resolverem seu problema (leia-se: em algumas semanas o problema voltará e será pior, fato) ouvir: "Deseja mais alguma coisa senhor(a)? Tenha uma ótima tarde e obrigado por sua atenção." Obrigado pela minha atenção? Pelas horas a fio num telefone pra resolver um mísero problema? Não, não desejo mais nada.

Mas eu não quero simplesmente desprezar o trabalho que eles devem ter, porque afinal, alguém tem que exercer este infame emprego, não? Imagine, um livro contando os absurdos, com as histórias, com as lendas urbanas e obscuras dos call centers. Citando:
  • Com certeza algum perdido ser já deve ter tentado fazer amizade com o atendente.
  • E com certeza, algum atendente já deve ter dado corda para o cliente. ("Mas então, você poderia me passar seu e-mail e quem sabe nos encontrar para falar sobre meu celular...")
  • Quantas pessoas já devem ter processado seus empregadores por danos morais? Não deve ser fácil ouvir após educado: "Deseja mais alguma coisa senhor(a)?" ouvir um audível: "Que você vá tomar no **!"
  • E claro, os famosos trotes: "Vocês trabalham com roupa? Não? Então vocês trabalham pelados?"
E apenas mais um detalhe, que me lembrei agora e realmente preciso citar, alguém já prestou atenção no novo atendimento da Net? Pois então, não é mais aquela mulher falando de modo impessoal e formal, e sim um supimpa atendente que tenta fazer parecer que seu atendimento será rápido, fácil e satisfatório, apenas para te poupar de toda a tensão antes de ligar e saber que tão cedo não saíras do telefone. Mas então, acho que o mais engraçado é quando você tecla x e ele diz: "Ok, então você não sabe seu problema, mas não se preocupe, irei transferir sua ligação para um setor que possa lhe ajudar! Obrigado!". O que não fazem para agradar o cliente, huh?

Portanto, só resta ligar, afinal, você por si próprio não irá resolver o problema, e muito menos sobreviverá sem sua TV a cabo para não ter que ver "Lago Azul", suas noites sem Internet não podendo ler este blog... Mas uma dica, se quer acelerar as coisas, e isso sim funciona e, pasmem, não tem atendimento via telefone (!), digam que vão ligar para o Procom e delatar a empresa! Funciona, eu juro. Hare papa!

Resumo pro Volkmann: Tecle #1 para ouvir o seu resumo, tecle #2 para alguém ler para você, tecle #3 para uma réplica, tecle #4 para uma tréplica, tecle #5 para códigos de Yu Gi Oh!, tecle 6# para repetir este menu.

5 comentários:

  1. Eu não gostaria de ser um atendedor de call center, e precisar engolir palavrões com clientes chatos que acham que a culpa de sua desgraça é minha..


    Por isso eu estudo.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de quase sempre criticarmos os atendentes dos call centers , nós por vezes esquecemos que eles são os párias da nossa sociedade. Como disse o amigo aí encima : eles tem que engolir muitos sapos. Além disso , todos sabem que com o salário dos caras não dá pra comprar nem um tazo, e que eles só obedecem ordens . Nós deveriamos estar metendo o pau nos idiotas que traduziram errado do inglês os primeiros manuais e nos FDP's que criam e supervisionam essas bagaças , pois são eles que efetivamente transformam seu cancelamento de plano de celular em uma odisséia.

    ResponderExcluir
  3. Não viaja. Todo mundo sabe que eles são sádicos e é tudo de propósito.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O Cramunhão reside no Call Center também.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário e ganhe um abraço, um biscoito da sorte e dois vale-duchas :)