sexta-feira, 17 de abril de 2009

Considerações pseudo-filosóficas

Olá a todos. Depois de um mês sabático, estou de volta. Nesse meio tempo, foram veiculados nesse blog alguns posts mais sérios, os quais foram de meu agrado. Por isso, resolvi dar a minha(pequena) contribuição ao nosso rol de artigos pseudo-intelectais, e além disso incitar quem vier a ler isso a pensar um pouco sobre o assunto.


Então ...Você já se imaginou em outra cidade? Já passou pela sua cabeça como você seria andando com os caras do outro lado da sala? Ou então, como seria sua vida na Somália? Talvez você fosse mais descolado se morasse em outra cidade, teria atitudes diferentes se andasse com outras pessoas, e viraria pirata se morasse na Somália.No entanto, uma coisa é certa: igual você não seria. Por isso, e por outros motivos, que serão analisados a posteriori , eu acredito que nossas vidas são regidas pelas circunstâncias.


Antes de mais nada, um pouco de metalinguagem. Circunstância: 1-Particularidade que acompanha um fato; 2-Acidente que atenua ou agrava;,3- conjuntura,momento,ocasião. Dito isso, vamos às considerações propriamente ditas. Não acredito no determinismo puro e simples, mas sim nas circunstâncias. Elas influenciarão seus atos, seu estilo de vida, sua condição, seus limites; praticamente tudo à sua volta. Mas não serão nada se não vierem acompanhadas por uma ação. Essa, por sua vez, será um eco de suas circunstâncias. Por exemplo: suponhamos que um homem das cavernas inventasse os três poderes no Paleolítico e propusesse a mudança do sistema político vigente na sua tribo. Ele provavelmente seria desacredito e sofreria represálias da mesma. Por outro lado, se um filósofo iluminista expusesse a mesma idéia para seu grupo de amigos no século XVIII, a história seria outra. O conceito ‘louco’ do nosso amigo primitivo seria
considerado um marco na história humana, e posteriormente serviria de base para muitos governos.


Olhe para você. Seus gostos, sua personalidade, suas opiniões foram fortemente influenciadas pelas circunstâncias de onde você cresceu, das suas experiências próprias e do tempo em que vivemos. Aliás, a palavra zeigeist, que quer dizer espírito do tempo, denota justamente o ambiente, o contexto da época.


Mas como eu tinha afirmado alguns parágrafos antes, não acredito no determinismo puro. Afinal, você tem liberdade de ação, e elas também ajudam a definir o momento em que você vive. Ou seja, você pode mudar as circunstâncias. Além disso, há fatores que não levamos em consideração, como a genética, que exerce uma influência enorme em nossas vidas, e a margem de erro inerente à tudo na vida.

Você, nascendo na Somália



Por isso, não se esqueça que suas ações acarretam muitas conseqüências, que ajudarão a moldar a sua situação atual e, em maior ou menor nível, a das pessoas ligadas á você. E , além disso, lembre-se que, se você quiser mudar o status quo, a mudança inicial deve partir de você.


Mp3: David Bowie – Life on Mars



Resumo para o Volkmann: Por que não vivo na União Soviética? Afinal, lá o texto resumiria VOCÊ , e eu não precisaria estar escrevendo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário e ganhe um abraço, um biscoito da sorte e dois vale-duchas :)