quinta-feira, 9 de abril de 2009

Doe sangue, jogue rugby

Primeiro post meu aqui, Tcheco Borghetty se apresentando para o blog, mais um desses malucos que postam aqui por falta do que fazer. Começarei minha carreira no Freakablog falando sobre um esporte para lenhadores siberianos e/ou semelhantes: o RUGBY! Tentarei passar o básico desse esporte que conhecei a treinar há pouco e é pouco conhecido aqui no nosso país, mas que nossos vizinhos hermanos adotaram já há algum tempo.


Comecei a treinar tal esporte brutal a mais ou menos dois meses incentivado por meu irmão. Fui inicialmente aos treinos com receio, pela fama ser violento, e acabei de apaixonando por esse jogo. Para quem não conhece o esporte, logo o associa com o futebol americano, por ser jogado com as mãos e pelo formato da bola, mas ao mesmo tempo em que é parecido, é completamente diferente.

Como no futebol americano, o objetivo é levar a bola para o In Goal do adversário, e quando isso acontece, é marcado o try que vale cinco pontos e o time tem chance de um chute de conversão de dois pontos. 

A principal diferença para o esporte americano é que o jogo é contínuo; o relógio só para quando algum jogador precisa de cuidados médicos.

O passe no rugby só pode ser feito para trás, um passe com a mão para frente é falta e bola do adversário, o chute para frente é permitido. O jogador só pode receber um tackle/contato forte se estiver com a bola, senão é uma infração também.

Uma equipe de rugby é composta por 15 jogadores, existem também as "modalidades" ten a side e seven a side, com obviamente 10 e 7 jogadores respectivamente, nas 3 modalidades o tamanho do campo é o mesmo, praticamente do tamanho de um campo de futebol.

Durante o jogo vemos varias formações/jogadas; explicarei rapidamente as mais comuns:

O TACKLE: basicamente quando um jogador avança contra o time adversário e para ser parado, o jogador do outro time tem que o agarrar pelas pernas com batendo com o ombro na coxa do na intenção de jogá-lo no chão ou de impedir seu avanço.




O RUCK: Formado depois que o jogador é tacleado e solta a bola, seu time faz a formação em cima da bola e impede que o time adversário passe e a pegue.

(Enquanto a bola esta no ruck, o time adversário não pode passar da linha da bola, apenas se a formação empurrar os jogadores pra trás o suficiente).


 

O MAUL: O mesmo que o ruck, mas o jogador tacleado não cai no chão, mas fica de pé, assim o seu time empurra o jogador enquanto o adversário segura do outro lado.

 

 LATERAL: Quando sai pela lateral,  a reposição é feita com os 2 grupos de jogadores, um de cada time alinhados frente a frente , o jogador da equipe adversaria do ultimo jogador que tocou na bola antes de sair joga a bola  no meio dessas linhas de jogadores, que vao erguer um de seus companheiros  para pegar a bola



No Brasil, o esporte ainda é fraco, e apesar de o time feminino ter se classificado para o mundial, o masculino ainda parece distante dessa realidade. Mesmo com essa obscuridade, achei aqui em Blumenau um grupo de jogadores amantes desse esporte, que é o que me juntei recentemente.

O Blumenau rugby (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=43549854 ) treina no Parque Ramiro Ruediger, as terças e quintas 20:00 horas e sábados as 16:00 horas; o treino é aberto para quem quiser conhecer, treinar, apanhar um pouco e claro, ajudar a fazer crescer esse esporte no nosso estado e país.

Treinando há algum tempo digo que não existe sensação melhor de dar um tackle em um cara 50 quilos mais pesado que você, ou entortar a coluna daquele adversário que está louco pra te jogar no chão, e até mesmo ser levantado por aquele gigante e jogado no chão comendo terra; é tudo muito empolgante.

Devo dizer também que algo marcante nesse esporte é o famoso ‘terceiro tempo’. As duas equipes que estiveram jogando ou treinando, depois do treino se reúnem para tomar uma cerveja, fazer um churrasco e ao mesmo tempo, falar sobre o que aconteceu, rir um pouco, confraternizar; enfim, algo muito marcante aqui é a união entre os jogadores, forte como em poucas outras modalidades.

Apesar de o nosso país ainda ser amador no esporte que é o segundo de equipe mais jogado do mundo (atrás apenas do futebol), a seleção símbolo do rugby sem dúvida é a da Nova Zelândia, com seus famosos All Blacks, que antes de cada jogo realizam a famosa dança maori chamada HAKA. 


Além dos neozelandeses, um dos jogadores símbolos do rugby que se enquadra na definição do começo do texto de "lenhador siberiano" é o francês Chabal, conhecido não pela sua habilidade ou velocidade, mas seu nível de "ogridade". Talvez uma foto defina melhor que qualquer palavra:
 

Essa foi uma descrição básica do rugby por um novato, talvez tenha ficado meio didático demais, mas tentei passar um pouco do desse esporte tão carismático para quem quer o conhecer de verdade. Um abraço e até próximo post.

Resumo pro Volkmann: o texto fala sobre nazistas, segunda guerra e cerveja: leia tudo.

2 comentários:

Deixe um comentário e ganhe um abraço, um biscoito da sorte e dois vale-duchas :)