quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cotonete Alternativo

Ultimamente eu tenho tido esse receio de que tem muita coisa no meio das minhas músicas favoritas e (por que não?) filmes favoritos que só eu gosto. Tudo bem que "Monty Python e o Sentido da Vida" não é um filme do Adam Sandler - muito embora seja do grupo que tem aí ecleticamente alguns muitos admiradores - mas a falta de alguém pra conversar sobre esse tipo de coisa às vezes é desesperador.

Provavelmente antes do meu propósito princ
ipal desse post, diria que o assunto merece uma dissertação, aliás. Comecemos com definições. Segundo a "Associação Brasileira de Produtores de Discos", a.k.a. ABPD, entre os CDs e DVDs mais vendidos no Brasil em 2008 temos o Padre Marcelo Rossi, Ivete Sangalo, Padre Fábio de Mello, Victor e Léo e Ana Carolina. Uma breve interpretação desse dado me levaria a crer que é muito difícil de ter algo diferente com muitos ouvintes por aqui, e o mainstream está separado para católicos, crentes e o pessoal que ouve a mesma coisa de sempre.

"Now Playing: Tulio Dek e Dhi Fer... espera, o quê?"

Ora, até aí tudo bem, agora a questão da internet e outros conceitos antes de uma conclusão (eu vou chegar lá, prometo). Sabe-se que a internet permite uma expressão gigantesca de qualquer coisa artística ou não de qualquer um com acesso a um computador - tome como exemplo esse blog que você (espero eu) está lendo ou os milhões de vídeos no youtube. Por isso, as bandas que costumavam ficar só na garagem há 20 anos agora têm a chance de aparecer pros muitos desocupados que passeiam pela rede mundial de computadores.

E agora, finalmente, eu estou chegando no meu ponto: muitas bandas, muita coisa pra ouvir. Cada um se encontra no seu gosto, acha sua banda favorita, e fica presa a isso. E temos aí um grande egocentrismo (inconsciente e inocente, diga-se de passagem): as pessoas ouvem por aí seus mp3 players e ninguém mais tem muito em comum nesse sentido.

Porque aqui tem algo interessante a ser visto, que é a união que a música, em tese, promovia nas pessoas. Antigamente, na falta de outro caminho, quem gostava de músicas geralmente gostava das mesmas músicas. As pessoas que ouviam trilhas de novela, MPB, rock (ou qualquer estilo com suas variantes) ouviam as poucas bandas/artistas disponíveis; não tinha um mundo online para ser visto e isso, acredito eu, deixava tudo mais uniforme.

E a conclusão? Bom, sou a favor da expressão músical de qualquer forma e sou a favor da internet, então, melhor as coisas como estão. Só é uma pena que nem meus amigos sabem de que bandas eu estou falando. De qualquer forma, vou deixar umas coisas recentes aí que eu descobri na esperança de que alguém leia e se interesse. E sei lá, não espere o TVZ pra ver o que é novo e legal e procurem algo aí que realmente tenha a sua cara. Com sorte é a mesma coisa que eu gosto.

Brighten - "Carolina"


Bomb the Music Industry - "Future 86"



Kevin Devine - "Brooklyn Boy"

(Essa aqui, aliás, uma feliz descoberta)


The Wombats - "Lost in the Post"

(Minha mais nova banda favorita)


Radiotape - "Olhe pra Frente"

(Nacional, o álbum todo é coisa fina. Eles abriram pro Keane ano passado, talvez valha dizer.)


mp3: Kevin Devine - "Brooklyn Boy"

Resumo pro Volkmann: Eu acho que as pessoas ficam "musicalmente egocêntricas" assim, mas sempre procure na internet coisas legais pra ouvir que tenham a sua cara. Menos Nu Metal. Sério.

3 comentários:

  1. Greeeeat post, need to agree with you, and yeah, i know how to comment in english biatch
    wombats bom demais btw, e sentido da vida bom, mas nada perto dos dois primeiros
    abraços me liga

    ResponderExcluir
  2. Ah, concordo com tudo o que disse (ok, talvez não adore tanto mont python quanto você), mas a questão é que ia ser ótimo ver mais pessoas escutando.. The Wombats? (btw,gostei bastante) ou qualquer coisa que não seja o último do último lançamento de qualquer cantorzinho pop/hip hop americano (wow, esculachei -q)whatever, agora quero meu abraço e meus vale-duchas :*

    ResponderExcluir
  3. I think we should all dance to joy division, and celebrate the irony, cos everything is going wrong but we are so happy!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário e ganhe um abraço, um biscoito da sorte e dois vale-duchas :)